O que é Espiritismo


É importante deixar claro desde o início que a Doutrina Espírita não guarda qualquer relação com cartomantes, adivinhos, jogadores de búzios ou cartas, adeptos da Umbanda ou Candomblé, ou qualquer outra seita africana. Ela surgiu na França, em 1857, fruto do trabalho de Allan Kardec, seu codificador.

Existe um enorme desconhecimento das pessoas acerca da nossa Doutrina, vinculando-a a inúmeras situações bizarras. Nos próprios Centros Espíritas, é possível observarem-se características próprias que nunca, porém, descaracterizarão a proposta básica do Espiritismo, da reforma íntima do homem, como fundamento para sua ascensão espiritual.

Como princípios básicos desta Religião filosófica-científica, que tem Jesus como guia e modelo, temos: A existência de Deus, da vida espiritual, da comunicação com os Espíritos e a sua interferência em nossas vidas, da reencarnação e da Lei de Causa e Efeito, onde tudo que fizermos ao próximo retornará a nós mesmos. Estes princípios estão contidos nas Obras Básicas da Doutrina Espírita, que são:

Recomendamos ainda a leitura:

Jesus Cristo
Na questão 625 em O Livro dos Espíritos, à pergunta de
Allan Kardec: "Qual o tipo mais perfeito que Deus
ofereceu ao homem para lhe servir de guia e modelo?",
os Espíritos responderam simplesmente: "— Vede Jesus".

A Doutrina Espírita nos ensina, ainda, a desenvolver o nosso senso crítico, tanto no aspecto interno (nos avaliando constantemente), como no externo (verificando se as propostas que estão sendo apresentadas são coerentes com a lógica da evolução espiritual). Deste modo, é fundamental estudarmos as obras básicas, aprofundando-nos no conhecimento espírita, pois como você já pode observar, a Doutrina Espírita não é uma proposta mágica para solução de problemas, nem se reveste de alegorias e ritos.

 

Adaptação do texto original extraído da Agenda de 2001 do CEHA