O Arcanjo Miguel

O Livro dos Espírito nos ensina, na pergunta 113, que os Espíritos puros percorreram todos os graus da escala evolutiva, alcançaram a soma de perfeição, não estão mais sujeitos a reencarnação, trabalham para a harmonia do universo, ajudam os Espíritos nas sua missões, ajudam os homens nas suas aflições e são os mensageiros de Deus.

Aprendemos, também, que Anjo é um “SER” bondoso e que Arcanjo é um Anjo de ordem superior, sendo portanto Espíritos dos homens que, através da reencarnações, por mérito, atingiram o grau maior da escala, alcançaram a pureza e a honra de serem Mensageiros de Deus. Entre os Espíritos Puros encontra-se o Amigo Miguel Arcanjo que o "Cantinho" tem a alegria e a honra de Tê-lo como Protetor Espiritual, dando-nos a tranqüilidade, segurança e orientações para que o nosso Grupo Espírita possa desenvolver os atuais trabalhos de assistência espiritual, educacional, social e de solidariedade, trabalho estes alicerçados na programação de estudos realizados, onde nos preocupamos como meta principal na direção da Casa que nos foi confiada, levar a estes Companheiros, que dividem conosco tanta responsabilidade, um trabalho de UNIÃO, MOTIVAÇÃO e QUALIDADE objetivando seguir a orientação de Kardec quando nos mostra a importância da palavra continuidade.

Miguel Arcanjo
Miguel Arcanjo

Os Espíritos Puros participaram de importantes trabalhos de apoio a Espíritos com missões grandiosas. Lembramos a presença Deles na missão de Moisés, na “batalha” do amor contra a paixão de Lúcifer. Ajudaram a João, O Evangelista na sua missão importante sobre o Apocalipse, na ilha de Patmos. Estiveram presente na difícil missão porém vitoriosa de Joana d’Arc que com apenas 18 anos de idade ajudou a sua França a se libertar do jugo de 100 anos do domínio Inglês, fazendo com o que o povo Francês “se levantasse”, “motivando-os” para a consciência da luta que os levaria a liberdade. Acredito que todos nós podemos imaginar as “dificuldades” que os espíritos levianos criaram para evitar a vinda do Messias Prometido, Jesus, na sua missão de falar, viver e implantar o reino de Deus nos nossos corações e nos deixar a notícia de que pediria ao Pai para enviar um novo Consolador.

Conhecemos um pouco o trabalho dos Espíritos Puros na vida de Jesus em especial nas orientações a Maria e José. Sabemos da importância deste “ponto de luz”, o nosso Cantinho, fazendo parte da Família da Comunidade do Cajueiro, estando Miguel presente e ajudando sua população encarnada e desencarnada. Saiba você, que de alguma forma nos ajuda no Cantinho, principalmente com a doação do seu precioso tempo na tarefa que assumiu com tanta responsabilidade, que o Amigo Miguel está muito feliz com você e com os trabalhadores espirituais que nos ajudam e orientam.

Obrigado e muita paz,

 

José Inácio
(extraído do boletim nº 15, de setembro/dezembro de 1998)