Mensagens do
Grupo Espírita Miguel Arcanjo
www.gema-rj.org

Mensagens

Imprimir | Voltar

Luta diária


Precisamos domar o leão. Quer ser o rei, o mais importante; é vaidoso
e orgulhoso

Um mestre, muito conhecido por sua serenidade, certa vez foi procurado por um candidato a aprendiz que buscava o caminho para o equilíbrio e assim alcançar a verdadeira felicidade.

O velho mestre o aceitou com alegria e após acomodar o novo aprendiz lhe recomendou repouso pois teriam muito trabalho no dia seguinte.

O aprendiz estranhou, pois havia reparado que o mestre morava numa casa muito simples, vivia com o mínimo necessário, não havia campos para semear ou vários cômodos para serem limpos, as tarefas ali deveriam ser mínimas.

- Não há muito o que fazer por aqui - pensou ele satisfeito - devemos passar a maior parte do dia em meditação e estudando as leis que regem o universo!

Logo pela manhã após o café modesto, o mestre passa ao aprendiz as tarefas que lhe caberiam diariamente de agora em diante.

- Terás que domar dois falcões, treinar duas águias, manter quietos dois coelhos, vigiar uma serpente, carregar um asno e sujeitar um leão.

- Como assim mestre? - indagou o aprendiz meio desapontado - Não vejo nenhum animal perto do local onde vivemos. Onde estão estes animais?

O mestre então explicou:

- Estes animais todos os homens têm...

Os dois falcões se lançam sobre tudo o que aparece, seja bom ou mau. Temos que domá-los para que só se fixem sobre uma boa presa.

São seus olhos.

As duas águias ferem e destroçam com suas garras. Temos que treiná-las para que sejam úteis e ajudem sem ferir.

São suas mãos.

Os dois coelhos querem ir onde lhes agrada, fugindo dos demais e esquivando-se das dificuldades. Temos que ensinar-lhes a ficarem quietos mesmo que seja penoso, problemático ou desagradável.

São seus pés.

O mais difícil é vigiar a serpente, apesar dela estar presa numa jaula de 32 barras. Está sempre pronta para morder e envenenar os que a rodeiam, mal se abre a jaula. Se não a vigiamos de perto, causa danos.

É sua língua.

A asno é muito obstinado, não quer cumprir com suas obrigações. Alega estar cansado e se recusa a transportar a carga de cada dia.

É seu corpo.

Finalmente, precisamos domar o leão. Quer ser o rei, o mais importante; é vaidoso e orgulhoso.

É seu coração.

Portanto, há muito que fazer...

 

Autor desconhecido
Republicado em 15/03/2015